Tuesday 3 January 2017

Afonso Dhlakama confirma trégua por mais 60 dias

Trégua inicial terminava já amanhã 
Está confirmado! Tal como o O País havia avançado, o Presidente da República e o líder da Renamo chegaram a novo acordo sobre o cessar-fogo. A trégua será estendida por mais dois meses.
A trégua inicial terminava já amanhã, dia 04 de Janeiro. Entretanto, o líder da Renamo convocou, hoje, uma conferência de imprensa, por telefone, para anunciar o prolongamento da trégua por mais 60 dias.
Afonso Dhlakama disse, por outro lado, que durante os sete dias de paz, houve algumas violações por parte das Forças de Defesa e Segurança.
Dhlakama assegura, ainda, que o diálogo político na presença de mediadores internacionais vai continuar, e o Governo e a Renamo vão indicar especialistas para viabilizar a Lei da descentralização.
O novo acordo entre Filipe Nyusi e Afonso Dhlakama foi fechado ontem ao telefone. Dhlakama diz que foi ele quem tomou a iniciativa e agradece pela colaboração 




O País

2 comments:

Unknown said...

Oxala que o PR e o líder da perdiz tenham consensualizado os pontos do acordo sobre a descentralização, e que a AR somente chancele os pontos que nos unem, e finalmente que devolvam a paz que é de todos nós.

Unknown said...

com devido respeito as treguas sao bem vindas porque estamos a morrer desnecessarimente, mas as experiencias do mundo fora nos mostra que nao da para brincar mais vezes as treguas senao estaremos sempre a discutir o ovo e a galinha para saber quem foi primeiro.o nosso desejo e de que haja comunicado do fim da guerra e desentendimento.vamos unirmos as forcas para lutar contra as adversidades naturais da vida em vez de matarmos uns aos outros,neste mocambiqui ha espaco para todos, nao se preocupem viemos com as maos vazias no mundo e partiremos da mesma forma, ninguem leva nada tudo vai ficar aqui.