Saturday, 11 May 2013

MAIS FAIXAS NAS AVENIDAS - Separadores centrais poderão desaparecer


Separador central da 24 de Julho pode desaparecer


Separadores centrais de algumas avenidas da cidade de Maputo, como 24 de Julho, Guerra Popular, Karl Marx e Albert Luthuli, poderão, em breve, ser convertidos em faixas de rodagem de viaturas.                 
A decisão final sobre a viabilidade da iniciativa constará do projecto de engenharia para a reabilitação daquelas rodovias e de outras seis, encomendado pelo Conselho Municipal de Maputo a um consórcio de consultores.
As outras seis estradas, cujas modalidades de reabilitação e alterações estão igualmente em estudo, são as avenidas de Angola, Eduardo Mondlane, Fernão Magalhães, Zedequias Manganhela, OUA e ONU.
A ideia de usar os espaços ocupados pelos passeios centrais naquelas vias é antiga e figura como uma das medidas encontradas pelas autoridades para responder aos crescentes congestionamentos do tráfego rodoviário derivados do aumento galopante do parque automóvel na capital e arredores.
Já em 2010/11, as vereações de Transporte e Trânsito e das Infra-Estruturas indicavam a conversão dos separadores centrais, agora usados como pontos de estacionamento de viaturas e de plantio de acácias, como uma das soluções da falta de estradas à altura das necessidades actuais.
Fonte competente do Conselho Municipal disse ao nosso Jornal que o projecto de engenharia para a reabilitação das dez estradas de uma parte da cidade de cimento de Maputo, cujo desenho custa cerca de sete milhões de meticais, deverá indicar devidamente o tipo de intervenções a ser realizadas em cada uma das rodovias para que no final das obras estejam em melhores condições de responder aos problemas de circulação que hoje se vivem.
As mesmas firmas contratadas para as dez estradas da parte de cimento deverão ainda elaborar um outro projecto de engenharia para a pavimentação da Avenida Cardeal Alexandre dos Santos, que liga os bairros de Laulane, Mahotas, Albasine, Guava, Mateque, entre outros, à Estrada Nacional Número Um (EN1), já na vila de Marracuene.
O pacote inclui também o desenho do projecto da reabilitação e ampliação da Julius Nyerere, entre as Praças dos Combatentes e da Juventude, bem como o prolongamento da Rua Cândido Mondlane (ex-Dona Alice) até conectá-la à primeira via, na zona da Lixeira de Hulene.
O desenho dos projectos das vias da periferia está avaliado em pouco mais de seis milhões de meticais, de acordo com dados divulgados pelo Conselho Municipal.
Uma vez com estes projectos concluídos, a edilidade liderada por David Simango poderá avançar para as obras, que uma vez finalizadas melhorarão a vida dos munícipes no que tange às vias de circulação.
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