Thursday 2 May 2013

Governo e Renamo retomam hoje diálogo


O Centro Internacional de Conferências Joaquim Chissano, em Maputo, acolhe na manhã de hoje, a reunião entre delegações do Governo e da Renamo, no âmbito do diálogo sobre aspectos relacionados com a manutenção da paz no país.
A delegação do Executivo será chefiada pelo Ministro da Agricultura, José Pacheco, enquanto que a do maior partido da oposição nacional, vai ser encabeçada pelo deputado Saimion Macuiane.
Falando terça-feira à Imprensa, Pacheco explicou que o encontro discutirá aspectos relevantes da vida dos moçambicanos, reiterando ainda o cometimento do Governo em debater tais questões com “mente aberta e dispostos a dialogar sobre as matérias conducentes à consolidação da unidade dos moçambicanos e a aprofundar os aspectos inerentes à consolidação do Estado de Direito”, bem assim matérias relativas à preservação da paz e do desenvolvimento económico e social sustentável.
“Todas as matérias que tiverem o enquadramento legal, certamente que trataremos de estabelecer os entendimentos que forem recomendados. Havendo matérias que possam, eventualmente, transbordar o quadro constitucional, o quadro legal moçambicano, certamente iremos registar na perspectiva de identificar as plataformas de seguimento junto dos diferentes actores da governação do Estado moçambicano”, observou.
Por seu turno, o porta-voz da Renamo, Fernando Mazanga, citado pelo jornal Notícias, disse ser expectativa do maior partido da oposição que haja abertura por parte do Governo para aquilo que classificou de um debate sério que possa trazer tranquilidade e desenvolvimento para o país.
“A Renamo, no interesse nacional, e no respeito pela dignidade humana tudo fará para que estas conversações tragam resultados positivos para a pacificação do país”, referiu.
Recorde-se que o encontro de hoje estava inicialmente marcado para segunda-feira passada, mas foi adiado pelo facto de a Renamo não concordar com o local para acolher o evento.
Nos seus recentes pronunciamentos públicos, no âmbito da presidência aberta e inclusiva, realizadas nas províncias de Cabo Delgado e Nampula, o Presidente da República, Armando Guebuza, manifestou abertura do Governo em dialogar com todas as forças políticas e da sociedade civil sobre assuntos que se relacionem com a agenda nacional de desenvolvimento social, económico, preservação da paz e consolidação da democracia. Todavia, advertiu que tal diálogo deverá ocorrer em estrita obediência à Constituição da República.


RM

No comments: