Pensamento de de: Machado da Graça
A Procuradoria-geral da República decidiu processar o economista Carlos Nuno Castel-Branco e os responsáveis pelos jornais Canal de Moçambique e mediaFax por causa de uma carta-aberta ao Presidente da República que o primeiro escreveu e os outros dois publicaram.
Aparentemente, devido ao conteúdo da carta.
Eu acho muito bem que isto esteja a acontecer. Só penso que a PGR está a ser muito modesta em relação ao âmbito desta acção. Isto porque, na manifestação do passado dia 31 de Outubro, vários milhares de pessoas gritaram, alto e bom som, o mesmo que aquele académico dizia na sua carta.
Não percebo, portanto, por que razão cada um daqueles milhares de manifestantes não recebeu também uma convocatória para ir responder a autos de perguntas. Eu, pelo menos, ainda não recebi e também lá estive.
Eu sei que é difícil, dado que o voto é secreto, tentar avaliar quem votou, nas recentes eleições autárquicas, contra a política do Governo de Armando Guebuza, mas talvez valha a pena o esforço. Sempre serão mais uns milhares de processos, o que, em termos estatísticos, melhora o índice de produtividade.
Coragem, dr. Paulino, convoque religiosos, activistas da sociedade civil, homens e mulheres de todas as raças, de todas as cores e de todos os credos religiosos. Convoque militantes dos vários partidos políticos, incluindo o partido Frelimo, que também lá estiveram muitos. Não se preocupe com corruptos, bandidos e outra escumalha. Abra mas é processos a quem não concorda com a política do actual Governo e, usando o seu direito constitucional, o afirma em público.É certo que tais processos não vão dar em nada, porque lhes faltam quaisquer bases legais para andar para a frente. Mas, pelo menos, incomodam.
Faça isso, dr. Paulino. Não lhes dê tréguas!O Patrão agradece...
CORREIO DA MANHÃ – 12.12.2013, citado no Moçambique para todos
No comments:
Post a Comment