Moçambique adere pela primeira vez à iniciativa, juntando-se a outros países da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC), nomeadamente Quénia, Madagáscar, Maurícias, Tanzania, Zâmbia e África do Sul, que corporizaram eventos anteriores.
Uma nota do WWF-Moçambique recebida ontem na nossa Redacção explica que a “Hora do Planeta” é uma acção global que tem em vista estimular a participação massiva dos governos, do sector empresarial, pessoas singulares e demais interessados no combate às mudanças climáticas, através do simples gesto de apagar as luzes por sessenta minutos a partir das 20:30 horas do último sábado do mês de Março de cada ano.
Sendo parte da rede global que promove a campanha, o nosso país, através da WWF-Moçambique, decidiu aderir este ano à iniciativa, inspirado nas experiências organizativas dos países da região que vêm participando no evento e motivado pelas potencialidades e oportunidades que o país oferece.
No quadro desta campanha, a praia da Costa do Sol acolhe das 8:00 às 12:00 horas de amanhã uma exposição de produtos e tecnologias consideradas “amigas do meio ambiente”, nomeadamente fogões ecológicos (solares e a carvão), frigoríficos ecológicos, utilitários solares (painéis solares e diapositivos para carregar celulares, computadores portáteis, rádios e outros equipamentos pequenos afins.
Segundo o comunicado da WWF, com o apagão pretende-se chamar à atenção da sociedade sobre o que realmente se pode fazer no dia-a-dia para combater as mudanças climáticas usando os recursos disponíveis. Pretende-se ainda consciencializar as pessoas sobre o impacto daquele fenómeno no mundo em geral e em particular em Moçambique de forma a assegurar uma maior participação dos cidadãos nos esforços de promoção de boas práticas ambientais.
No comments:
Post a Comment