Cimeira União Europeia-África
Num encontro à porta fechada com o presidente da República, Durão Barroso, prometeu ajuda para financiar o desenvolvimento de Moçambique.
A reunião entre o Chefe do Estado, Armando Guebuza, e o presidente da Comissão Europeia foi o primeiro acto de Armando Guebuza logo após a sua chegada a Bruxelas, terça-feira. Contudo, os detalhes do encontro só foram tornados públicos, ontem, durante uma conferência de imprensa.
Na ocasião, Guebuza avançou que era do interesse da União Europeia conhecer o ponto de situação político de Moçambique, tendo em conta as eleições gerais que o país vai acolher em Outubro. Por outro lado, Moçambique também estava preocupado em colher o ponto de situação político da União, particularmente porque o actual presidente da Comissão Europeia está igualmente de saída do cargo.
Todavia, mesmo havendo essa necessidade do “velho continente” acolher um processo eleitoral nos próximos tempos para a eleição de uma nova presidência, Durão Barroso garantiu a Armando Guebuza que o apoio da União Europeia a Moçambique será revisto em alta, subindo para mais de 700 milhões de euros, nos próximos anos.
No comments:
Post a Comment