As obras da construção da ponte sobre a baía de Maputo, ligando a baixa da capital e o distrito municipal de KaTembe, arrancam dentro em breve, ultrapassadas que estão as questões dos materiais que impediam a efectivação do projecto.
Com efeito, os materiais e todos os equipamentos necessários para os trabalhos chegaram semana finda a Maputo provenientes da China, esperando-se que a qualquer momento o empreiteiro comece a montar o estaleiro e definitivamente avançar na construção da infra-estrutura, cuja primeira pedra foi lançada pelo Presidente da República, em Setembro do ano passado.
Fonte competente da Empresa de Desenvolvimento de Maputo Sul, instituição pública dona da obra, garantiu ao nosso Jornal que com a chegada à capital do navio transportando materiais e equipamentos, estão ultrapassados os impedimentos do arranque da edificação do empreendimento. Entretanto, não precisou a data em que o construtor começará com a colocação das fundações da ponte.
Ao que soubemos, o navio atraca no Porto de Maputo após o director executivo da empresa, Nelson Nunes, ter regressado daquele país asiático, onde entre outras questões técnicas assistiu a alguns testes laboratoriais da qualidade dos materiais a serem usados na empreitada.
A obra foi adjudicada a firma China Road and Bridge Corporation, a mesma que constrói a estrada circular de Maputo.
De salientar que fora a ponte de cerca de três quilómetros de comprimento, com o viaduto do lado da cidade de 980 metros e da KaTembe de 700, o projecto inclui estradas daquele distrito municipal que levarão à zona fronteiriça e à paradisíaca Ponta D´Ouro, no extremo sul da província de Maputo (102 quilómetros).
Dados da Empresa de Desenvolvimento de Maputo Sul indicam que as obras serão desenvolvidas em três frentes, nomeadamente na ponte, estradas KaTembe-Ponta D`Ouro até à fronteira com África do Sul e Bela Vista-Boane, para além da reestruturação urbana daquele distrito municipal.
Actualmente, a ligação entre as duas margens da baia de Maputo é feita de ferryboat e em pequenas embarcações, o que limita o transporte de bens, principalmente materiais de construção.
A única alternativa é a via de Boane, um percurso bastante longo e penoso devido ao estado da estrada.
Com pouco mais de 20 mil habitantes, a zona da KaTembe mostra-se agora pouco desenvolvida e com a terra não devidamente estruturada, mas as autoridades municipais de Maputo acreditam que com o projecto da ponte aquele distrito municipal tornar-se-á num dos grandes centros urbanos com cerca de 400 mil residentes.
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Ao que soubemos, o navio atraca no Porto de Maputo após o director executivo da empresa, Nelson Nunes, ter regressado daquele país asiático, onde entre outras questões técnicas assistiu a alguns testes laboratoriais da qualidade dos materiais a serem usados na empreitada.
A obra foi adjudicada a firma China Road and Bridge Corporation, a mesma que constrói a estrada circular de Maputo.
De salientar que fora a ponte de cerca de três quilómetros de comprimento, com o viaduto do lado da cidade de 980 metros e da KaTembe de 700, o projecto inclui estradas daquele distrito municipal que levarão à zona fronteiriça e à paradisíaca Ponta D´Ouro, no extremo sul da província de Maputo (102 quilómetros).
Dados da Empresa de Desenvolvimento de Maputo Sul indicam que as obras serão desenvolvidas em três frentes, nomeadamente na ponte, estradas KaTembe-Ponta D`Ouro até à fronteira com África do Sul e Bela Vista-Boane, para além da reestruturação urbana daquele distrito municipal.
Actualmente, a ligação entre as duas margens da baia de Maputo é feita de ferryboat e em pequenas embarcações, o que limita o transporte de bens, principalmente materiais de construção.
A única alternativa é a via de Boane, um percurso bastante longo e penoso devido ao estado da estrada.
Com pouco mais de 20 mil habitantes, a zona da KaTembe mostra-se agora pouco desenvolvida e com a terra não devidamente estruturada, mas as autoridades municipais de Maputo acreditam que com o projecto da ponte aquele distrito municipal tornar-se-á num dos grandes centros urbanos com cerca de 400 mil residentes.
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