Dom Dinis Sengulane e Lourenço do Rosário
Para hoje
O encontro de ontem foi adiado devido a mudanças de horário dos voo da LAM, o que levou os facilitadores a não chegarem a tempo a Manica, para rumarem a Santungira
Foi adiado para hoje o encontro que estava inicialmente marcado para ontem, entre o líder da Renamo e os facilitadores Dom Dinis Sengulane e Professor Lourenço do Rosário, no âmbito da preparação do frente-a-frente entre o Presidente da República, Armando Guebuza, e o líder da Renamo, Afonso Dhlakama.
As razões para o adiamento deste encontro, que deverá abrir caminho para o aguardado diálogo ao mais alto nível, têm que ver com alterações de voos das Linhas Aéreas de Moçambique (LAM).
De acordo com o secretário-geral da Renamo, Manuel Bissopo, a delegação dos facilitadores só desembarcou no Aeroporto de Chimoio, cerca das 16h30 de ontem e seriam necessárias três horas para a mesma chegar à base de Santungira, onde se encontro Dhlakama. Afonso Dhlakama, segundo Manuel Bissopo, decidiu adiar o encontro para as primeiras horas de hoje.
Refira-se que esta é a segunda vez que os facilitadores escalam a base de Santunjira à busca de caminhos para o encontro entre os dois líderes. No primeiro encontro, Dhlakama impôs condições que passam pela retirada dos elementos das FADM que cercam a sua base, condições essas que o líder da “perdiz” as mantém até agora.
Enquanto isso, algumas vendedeiras, entrevistadas pela nossa Reportagem a propósito da presença de forças militares em Gorongosa, explicaram que desde que o líder da Renamo Afonso Dhlakama se instalou na região de Santungira, no posto administrativo de Vunduzi, as suas actividades de renda tendem a baixar. As mesmas acreditam que o facto pode estar ligado à ausência de compradores nos últimos tempos oriundos de fora do distrito que temem confrontos militares.
No comments:
Post a Comment