Tuesday 1 December 2015

O que disse camarada Chipande?


 Quando todos pensavam que o discurso contra o despesismo era para levar a serio; quando meio mundo acreditava que as promessas do presidente Nyusi sobre o combate a corrupção se enquadravam numa matriz de consensos ao nível da cúpula da Frelimo, o que implicava uma partilha alargada desse discurso, eis que surge o camarada Alberto Chipande a dar esse salvo-conduto ao roubo e ao desvio de dinheiro do Estado.
Chipande deu uma palestra há dias. O tema era a luta armada e a unidade nacional. Mas ele acabou falando da crise que vivemos. E o que disse? “Moçambique esta num caminho certo, não se preocupem com a subida do Dólar, não há nenhum alarme por causa da crise….eh verdade que se fala de roubo ou desvio dinheiro, mas isso não pode ser motivo de alarme…os roubos vão continuar porque somos humanos e, como se não bastasse, não somos santos”.
Ora, ora. Estas palavras vão contra toda uma perspectiva discursiva e prospectiva de políticas no sentido da promoção da transparência em Moçambique. São palavras demissionárias de quem devia insistir que o roubo e o desvio de dinheiro são males para combater.
Pior…elas foram ditas por alguém que se define, mesmo não querendo, como a sombra tutela do Presidente Nyusi. Um exemplo dessa definição transcorreu dessa palestra. De acordo com o PUBLICO, “no meio de aplausos, o General Chipande revelou que o Presidente Nyusi tem, na sua governação, três objectivos: Unidade do Pais e do Mundo, União dos Moçambicanos e Desenvolvimento Sócio econômica e científico”. Eh a primeira vez que um alto membro do partido fala nesses tons paternalistas sobre a missão do Presidente em exercício. Creio.



( Marcelo Mosse, no Facebook )

No comments: