Embaixada de Moçambique em Portugal
OS Governos de Moçambique e de Portugal desvalorizam a existência de conflitos na concessão mutua de vistos. A posição foi expressa pelas partes no quadro da visita que o secretario de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, realizou esta semana ao nosso pais.
Neste momento, as autoridades moçambicanas passam, por dia, 200 vistos de entrada no país a cidadãos portugueses, um aumento de quatro vezes em relação a um “passado recente”, segundo revelou o Vice-Ministro dos Negócios Estrangeiros de Moçambique, Henrique Banze.
“Há muita gente a pedir vistos em pouco tempo, mas não há problema nenhum na concessão, desde que as pessoas preencham os requisitos”, disse Banze, falando após um encontro em Maputo com o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário.
Os dois desvalorizaram a existência de conflitos na concessão mútua de vistos, tendo José Cesário afirmado que o consulado português em Maputo está pronto para emitir vistos de entrada em Portugal a moçambicanos “em 24 horas, desde que toda a documentação esteja em ordem”.
O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas terminou quarta-feira uma visita de três dias a Moçambique, que definiu como “muito positiva” para as relações bilaterais.
“Há uma grande vontade de Portugal colaborar com Moçambique neste grande esforço de desenvolvimento do país”, disse Cesário citado pela RM.
“Estamos muito apostados e disponíveis para colaborar com Moçambique numa lógica de cooperação”, enfatizou o governante português.
O vice-ministro moçambicano defendeu que a cooperação entre os dois países “está num bom nível” e disse esperar que a economia de Moçambique “possa ter um contributo de Portugal”.
José Cesário encontrou-se, com responsáveis da Escola Portuguesa e da Associação dos Portugueses, na capital moçambicana e, à noite, participou num jantar com elementos da comunidade portuguesa.
Notícias
Notícias
No comments:
Post a Comment