Wednesday 14 September 2016

Governo deverá entregar hoje sua proposta de legislação

Negociações
Governo deverá entregar hoje sua proposta de legislação
A delegação mandatada por Filipe Nyusi junto da Comissão Mista que prepara o encontro ao mais alto nível, deverá entregar aos mediadores internacionais a sua proposta relativa à revisão da legislação visando acomodar a exigência da Renamo de querer governar as seis províncias em que considera ter ganho nas Eleições Gerais e provinciais de 2014.
Segundo apurou o “Canalmoz”, a Comissão Mista deverá reunir- se ao princípio da tarde de hoje, caso o Governo consiga entregar a sua proposta esta manhã.
Na segunda-feira, os mediadores ameaçaram abandonar o país depois terem sido confrontados com a ausência de justificação para que o Governo não tenha apresentado a sua proposta, apesar dos dezoito dias de interrupção.
A demora do Governo foi interpretada como falta de vontade
para que o processo avance.
Na terça-feira, foi aberta a 33.ª sessão do Conselho de Direitos Humanos, em Genebra. No discurso de abertura, o alto-comissário da ONU para os Direitos Humanos,
Zeid Al Hussein, denunciou a continuação dos confrontos armados entre a Renamo e as tropas governamentais. Segundo Zeid Al Hussein, a violência começou há quase um ano, e o seu gabinete recebeu relatos da existência de cadáveres em valas comuns, execuções sumárias, destruição de propriedade, deslocações de civis e ataques
à população. Disse que aguarda, desde Julho passado, a resposta do Governo sobre o pedido que foi feito pela organização para visitar as zonas onde foram descobertas valas comuns.
 
Bernardo Álvaro
 
 
( Canalmoz , 14 de Setembro de 2016 )
 

No comments: