Governo continua a condicionar o reinício das negociações com a Renamo.
Ainda não existe data para o reinício das negociações entre o Governo e a Renamo, soube o "Canalmoz" de fontes da Comissão Mista.
Segundo as nossas fontes, o atraso deve-se à falta da decisão do Presidente da República, Filipe Nyusi, em solicitar o regresso dos mediadores internacionais, que deixaram o país em Dezembro passado, sem a promessa de voltar.
Os mandatários de Filipe Nyusi na Comissão Mista trouxeram, no dia 1 de Dezembro, uma nova proposta, que consistia na criação de um grupo de trabalho para se encarregar da elaboração da proposta de legislação sobre a descentralização governativa.
Na referida proposta, os mandatários do Presidente da República exigiam que os mediadores não participassem no processo de elaboração da proposta de legislação, alegando que esta matéria deve ser tratada pelos moçambicanos.
Ao propor a declaração da cessação temporária das hostilidades militares entre as forças do Governo e as da Renamo, o presidente da Renamo, Afonso Dhlakama, tinha evocado como motivo o reinício das negociações entre as partes num ambiente de tranquilidade e harmonia.
Mais pormenores nas próximas edições. (Bernardo Álvaro)
CANALMOZ – 12.01.2017, no Moçambique para todos
No comments:
Post a Comment