Wednesday 9 June 2010

Nelson Mandela na cerimónia de abertura


Nelson Mandela vai marcar presença na cerimónia de abertura, amanhã, do Campeonato do Mundo de futebol na África do Sul. O anúncio foi feito ontem por Nkosi Zwelivelile Mandela, neto do primeiro presidente negro da África do Sul. "Ele estará no estádio. Não sabemos ainda quanto tempo, mas, pelo menos, entre dez e quinze minutos deverá ficar", fez saber o neto de Nelson Mandela. Nkosi Zwelivelile Mandela disse falar em nome da família do Prémio Nobel da Paz, ex--presidente da África do Sul durante cinco anos, entre 1994 e 1999, após 27 anos preso aquando da vigência do regime do apartheid.

"Ele [Nelson Mandela] virá para saudar o público e depois retirar-se--á para seguir o jogo em casa", precisou Nkosi Zwelivelile Mandela. Nelson Mandela completará 92 anos no próximo dia 18 de Julho, tendo feito a derradeira aparição em público em 11 de Fevereiro último, data da visita ao Parlamento sul-africano por altura dos 20 anos passados após a sua libertação.

Face aos já 91 anos, e atendendo aos problemas de saúde com que se depara, a família tinha anunciado que Nelson Mandela não iria deslocar-se ao Estádio Soccer City, na cidade de Joanesburgo, recinto em que será realizada a partida inaugural da mais importante prova de selecções a nível mundial, entre a África do Sul e o México.

Jacob Zuma, Chefe de Estado sul--africano, tal como o suíço Joseph Blatter, presidente da Federação Internacional de Futebol (FIFA), tinham já revelado publicamente que gostariam de ver Nelson Mandela presente na cerimónia de abertura do Campeonato do Mundo.

Mandela solicitou quatro bilhetes para os encontros de abertura e fecho do Mundial. Um pedido que Madiba, como é apelidado, viu ser--lhe satisfeito, indicou Makhenkesi Stofile, ministro dos Desportos da África do Sul.


Diário de Notícias (Portugal)

No comments: