Sunday 13 June 2010

Mundial: Assaltantes de jornalistas condenados a 15 anos

Julgamento demorou quatro horas e nenhuma da vítimas foi ouvida. Um terceiro suspeito, acusado de receptação, apanhou quatro anos.

Os três homens detidos pela policia sul-africana foram ontem julgados em processo sumário. B. Maduzuzu e G. Magubane, do Zimbabué foram condenados a 15 anos de prisão pelo assalto. O juiz aplicou ainda quatro anos de prisão ao nigeriano O. Ndubuisi, pela receptação do material roubado.

O julgamento terminou ontem às 23horas e demorou apenas quatro horas. As vitimas, dois jornalistas portugueses, um dos quais o enviado do Expresso à África do Sul, e um espanhol não foram ouvidos. António Simões, fotógrafo da Global Noticias e o único a ver os assaltantes também não foi chamado para qualquer tipo de reconhecimento. "Os suspeitos declararam-se culpados, confessaram tudo e por isso o julgamento foi excepcionalmente rápido", diz o capitão Heyns, da polícia de Mogale City. "Não é uma situação normal".

Os dois suspeitos invadiram o quarto de três jornalistas instalados no Nut Bush Boma Lodge, em Magalisburgo e levaram material fotográfico, informático, roupa e dinheiro. Só uma pequena parte foi recuperada e a arma do crime, uma pistola, não foi recuperada.


Expresso, 12/06/10


NOTA DO JOSÉ = Este crime, ocorrido na passada semana em Magaliesburg, onte estagia a Selecção portuguesa, provocou comentários muito negativos na Imprensa e na Internet,principalmente em Portugal. Alguns criticaram a FIFA por escolherem a África do Sul apesar da criminilalidade. A realidade é que aconteceram alguns casos lamentáveis mas de um modo geral as coisas estão a correr bem. Neste caso concreto os criminosos foram presos em 24 horas e julgados e condenados em cinco dias. Embora não sirva de consolação, os criminosos não são sul-africanos.

6 comments:

Chauque said...

incrível até parece usarem um supersónico na resolução da justiça, para mim foi muito bom aplicação da pena assim os outros estariam com medo e algo vai melhorar, foi muito bom, quanto as criticas a FIFA por ter escolhido África do sul para a realização do Mundial, isso é INVEJA, que pais queriam para que realiza-se o Mundial a não ser o Pais de cada um.a FIFA não esta arrependido por ter escolhido a África do Sul , o mundial esta a decorrer com muita maravilha , esta ai o VUVUZELA QUE PASSARA PARA CADA PAIS, E DA EUROPA NÃO VAI SAIR.

Anonymous said...

Realmente Chauque, pura inveja mesmo,eu acredito que os holigans são perigosos tanto qto esses ladroes, e os ladroes do Brasil então?!? vamos ver em 2014 .... Tsc tsc europeus!!!
Este eh o nosso mundial, mundial divertido e alegre como este não haverá igual.

Dinynha de Abreu

JOSÉ said...

Amigo Chauque, para ser honesto tenho de reconhecer que a Polícia e a Justiça na África do Sul infelizmente nem sempre trabalham assim. De qualquer modo penso que foi uma boa resposta para aqueles que criticam a FIFA e que duvidam que este Mundial vai ser um sucesso.
O Chauque já tem uma vuvuzela?
Abraço forte!

JOSÉ said...

Dyninha, bem-vinda a este cantinho!
Aconteceram alguns incidentes desagradáveis mas é um facto que este Mundial está a correr bem, a euforia é contagiante e estamos todos orgulhosos porque estamos provando que afinal em África também acontecem coisas boas.
Estamos juntos!
Abraço forte!

Anonymous said...

Acho que a RSA reúne todas as condições para a realização de um excelente Mundial; creio que vai surpreender muitos pela positiva.
As coisas só podem correr para melhor e para felicidade de todos os Africanos.
Os que julgam que Africa é incapaz, irão ver que este campeonato será diferente, com sabor Africano, com muita vibração e com poder para unir o país e transmitir essa unidade a todos os que participam neste mundial.
Maria Helena

JOSÉ said...

Este Mundial está a correr bem e os cépticos certamente que estão a mudar algumas das suas opiniões.
Viva o Mundial e viva África!