Thursday 28 June 2018

Ossufo Momade - Excerto da entrevista ao Canal de Moçambique em 27.06.2018




Canal - O que é que foi acordado?

Ossufo Momade - Primei­ro é o enquadramento dos ofi­ciais oriundos da Renamo nas Forças Armadas de Defesa de Moçambique. O segundo pon­to é a integração das forças re­siduais da Renamo na Policia da República de Moçambique, em várias especialidades. E posteriormente, é claro, vamos acantonar as nossas forças, para serem selecionadas para o mesmo efeito. Vamos acan­tonar todos. Então, dali seleciona-se aqueles que vão para as Forças de Defesa e Seguran­ça, incluindo o SISE, e os que vão para a reinserção social e vão-se integrar normalmente. Agora, quando aparece a ban­cada da Frelimo a dizer que a Renamo deve desarmar as suas forças, é uma chantagem e é uma interferência ao diálogo, na medida em que esse assunto está a ser tratado en­tre as duas chefias, a chefia da Renamo e a chefia da Frelimo. Nos tempos, era o presidente Dhlakama e o presidente Nyusi Neste momento, eu tenho feito esse trabalho com o presi­dente Nyusi. Nós não sabemos onde é que foram buscar essas ideias de que a Renamo seja urgentemente desarmada Eu, pessoalmente, considero isso uma chantagem sem sentido.

Canal - Em reacção à posi­ção da bancada parlamentar da Frelimo, a chefe da banca­da parlamentar da Renamo disse que as questões mili­tares estavam a ser tratadas de modo a que a integração aconteça a partir de Outubro.

Ossufo Momade - Esse é o nosso propósito, na medida em que nós não gostaríamos que levasse mais tempo. En­tende? O primeiro plano é encontrar os oficiais que estão nas Forças de Defesa de Mo­çambique oriundos da Rena­mo. Esse processo ainda não iniciou, mas, dentro de dias, nós vamos entregar os nomes, conforme aquilo que vem dos acordos que tiveram lugar entre o presidente Dhlakama e o presidente Nyusi. Depois do enquadramento desses ofi­ciais é que vamos para a inte­gração das forças residuais da Renamo na Policia da Repú­blica de Moçambique. Agora, vir neste momento, dizer que a Renamo tem que desarmar, essa é uma brincadeira. O assunto está a andar. O Pre­sidente da República, duran­te a sua estadia na província da Zambézia e em Inhambane, sempre disse que as questões estão a ser tratadas com toda a responsabilidade.

……

Canal de Moçambique - 27.06.25018


FONTE : Moçambique para todos

No comments: