Tuesday 23 July 2013

Mais um tiroteio aterroriza Gorongosa e Dondo

Tensão política no país.
A Renamo já reagiu e vincou que esta acção é um suposto plano do Governo da Frelimo de atacar o quartel general da Renamo, em Santungira, onde se encontra o seu líder, Afonso Dhlakama.
Depois de três semanas de relativa calma, o medo voltou a instalar-se nos distritos de Gorongosa e Dondo. É que no passado sábado houve registo de um tiroteio.
A Renamo em Sofala já reagiu em relação a estes acontecimen­tos, através do seu chefe de Mo­bilização, Horácio Calavete, que vincou que esta acção é uma ten­tativa ou suposto plano do Gover­no da Frelimo de atacar o quartel general da Renamo, na região de Santungira, onde se encontra o líder da Renamo, Afonso Dhlaka­ma.
“A Renamo está pronta para reagir a qualquer acção perpetra­da por militares do Governo, que para nós são da Frelimo. Prome­temos vingança se atacarem San­tungira”.
Este partido denunciou ainda um suposto plano do Executivo. Consta que o mesmo está a recru­tar ex-militares na reserva para se juntarem ao grupo que está sen­do seleccionado nas FADM com promessa de salários avultados, tudo na tentativa de atacar a base da Renamo.
A fonte criticou o suposto plano e disse que aquele dinheiro que se está a prometer aos ex-militares devia servir para o apetrechamen­to de algumas escolas, construção de estradas, aumento salarial dos médicos, professores, pensões dos desmobilizados, entre outras ac­ções importantes.
“Nós, como Remano, não va­mos atacar a ninguém, mas va­mos reagir fortemente a qualquer tentativa de ataque a Santungira. A Frelimo já nos humilhou bas­tante neste país. O contingente da FIR posicionado em Gorongo­sa é bastante inexperiente. Vamos mostrar as nossas capacidades mi­litares se continuarem a provocar­-nos”, prometeu Calavete.
Este militante do partido de Dhlakama disse que os tiroteios estão sendo registados na região de Gravata e Píro, próximos do local onde reside actualmente o líder da Renamo.
Uma fonte da polícia, sedeada na capital de Sofala, confirmou os tiroteios registados em diferentes regiões na manhã do último sába­do.



No comments: