Monday 3 January 2011

Novo ano recebido com euforia em todo o país


Uma noite em cheio para receber 2011

A cidade de Maputo viveu com euforia a viragem do ano. A festa foi colorida em várias estâncias turísticas, casas de pasto e até em pacatas residências nos arredores da cidade.
As festas de fim do ano são sinónimo de fartura na mesa em todos os lugares do mundo e o nosso país não foi excepção. Muita música, alegria e dança marcaram a noite da passagem de ano em todos os cantos de Moçambique. Várias estâncias turísticas, com especial enfoque para as que se situam nas praias, estiveram abarrotadas de cidadãos nacionais e estrangeiros, ávidos em celebrar a chegada do novo ano em ambiente colectivo. O traje escolhido para a viragem do ano foi, na essência, o branco, símbolo de paz. Para os bolsos menos privilegiados, a festa foi em casa ou no bairro na companhia de amigos e familiares. O momento mais marcante da transição do ano foi, sem dúvidas, a meia noite, altura em que os céus ficaram coloridos por conta dos fogos de artifícios e outros objectos pirotécnicos. A emoção e o delírio tomaram conta de adultos, crianças e idosos. Houve quem não conseguiu segurar as lágrimas e deixou a emoção da transição expressar-se.
Nos arredores da cidade de Maputo, por exemplo, a festa foi ao estilo característico de uma sociedade que sabe conviver em harmonia, apesar das dificuldades, muitas delas associadas ao custo de vida e à pobreza. Todavia, nos bairros mais problemáticos, tais como Chamanculo, Luís cabral, Hulene, Xiquelene, Mafalala (...) a nossa equipa de reportagem deparou-se com situações relativas a excessos de bebidas alcoólicas. Crianças com garrafas e copos na mão, mesmo sob o olhar de pessoas adultas, que ignoraram o facto, sobre pretexto de que a festa é para todos, perfilavam as ruas.

Ercílio Zacarias & José Belmiro , O País

Milhares de pessoas escolheram praia da Costa do sol

O primeiro dia do ano foi aproveitado por muitos maputenses e turistas para escalar a praia da Costa do Sol.
Depois de uma noite de festa, várias pessoas aproveitaram o calor e sol que se fizeram sentir no sábado para deleitar da praia da Costa do Sol.
Em família ou com grupo de amigos, as pessoas juntaram-se e no local preparavam a refeição, onde, uma vez mais, provou-se que o moçambicano não dispensa um bom peixe, boa carne, chima e muita cerveja. Por isso, a praia esteve repleta de fogões e muitos colmanes contendo bebidas de todos os tipos.
Por outro lado, e de máquinas fotográficas em punho, os turistas que nos visitam nesta altura - nacionais e estrangeiros - guardavam estes cenários para a posteridade.
O Mercado do Peixe foi o local mais frequentado por turistas para passarem uma das primeiras refeições de 2011. A forma “informal” do Mercado do Peixe fez as delícias dos nossos visitantes, que disseram ter ficado maravilhados com a simplicidade e hospitalidade dos moçambicanos.
No meio de muita festa, a delinquência também marcou presença, com vários jovens em aparente estado de embriaguez a protagonizarem actos de vandalismo e pequenos assaltos, com especial enfoque para roubo de telemóveis.

José Belmiro, O País

No comments: