Wednesday 26 December 2012

Moçambique oferece oportunidades de investimento “importantes” em diversos sectores

"...a economia moçambicana baseia-se cada vez mais na indústria, com especial incidência nas áreas petrolífera e mineira”.
Moçambique oferece actualmente “importantes oportunidades de investimento em diversos sectores”, que vão das infra-estruturas ao turismo e energia, de acordo com o mais recente Guia de Negócios e Investimento no país.
Publicado pela sociedade de advogados Cuatrecasas, Gonçalves Pereira, em parceria com a congénere Couto Graça e Associados, o guia aborda, entre outros aspectos, as leis de investimento, relações laborais, parcerias público-privadas bem como os regimes específicos para sectores como a energia, minas e petróleo e gás.
“Dotado de ricos e vastos recursos naturais, tais como o mar e rios, gás, carvão, minerais, madeiras e extensos terrenos agrícolas, a economia moçambicana baseia-se cada vez mais na indústria, com especial incidência nas áreas petrolífera e mineira”, refere o guia.
Até muito recentemente, frisa, a economia moçambicana baseava-se “essencialmente na agricultura”.Beneficiando da robustez na indústria extractiva e no tecido produtivo até ao início do quarto trimestre, as previsões de crescimento económico em Moçambique foram revistas em alta, tanto interna como externamente.
De acordo com estatísticas oficiais moçambicanas, o crescimento económico acelerou no segundo trimestre, para 8%, mais 1,7 pontos percentuais do que no período homólogo, apesar da conjuntura global de abrandamento, que afecta alguns importantes parceiros comerciais.


 O País

No comments: