Friday 21 September 2012

Ponte e Estrada Circular de Maputo: Impacto será notável - Simango

maputo-ponte-projectoPerto de quatro mil e quinhentos postos de trabalho deverão ser criados na região de Maputo, com o desenvolvimento dos projectos da ponte Maputo/KaTembe e as estradas adjacentes, nomeadamente para Ponta d’Ouro, da Bela Vista/Boane e da Estrada Circular.
Citado pelo jornal Notícias, o Presidente do Conselho Municipal de Maputo, David Simango, falando à margem da cerimónia do lançamento do início das obras, revelou que cerca de três mil postos de trabalho serão criados no projecto das ponte na baía de Maputo e estradas adjacentes e outros 1500 a 2000 na chamada circular. A maioria destes postos de trabalho, segundo indicou a fonte, é constituída por moçambicanos.
Os dois projectos, apesar de serem construídos em separado, têm uma interdependência nas suas infra-estruturas e funcionalidade. A circular de Maputo, que tem início próximo ao Centro de Conferências Joaquim Chissano, interliga a infra-estrutura da ponte na zona da Malanga depois de percorrer os municípios de Maputo, Matola e Marracuene, constituindo um anel que vai reforçar a ligação entre aqueles locais.
Simango indicou que com o arranque das obras também está a agilizar-se o processo de reassentamento da população abrangida ao longo do traçado das vias. Neste contexto, estão a ser consideradas várias formas de compensação como o de chave na mão ou mesmo a monetária.
David Simango disse que apesar de as estradas fazerem parte da solução, ainda não vai ser desta vez que teremos o problema do engarrafamento no tráfego automóvel na capital solucionado, visto que é preciso considerar também outras variáveis como o melhoramento e alargamento de outras vias essenciais, a disponibilização de transporte colectivo e a interligação dos sistemas rodoviário, ferroviário, incluindo o projectado metro, e o marítimo.
Segundo indicou, com a estrada, as áreas abrangidas valorizaram-se e surgem muitas oportunidades de negócio que os citadinos deverão saber capitalizar. Para além de promover a circulação rodoviária nas cidades de Maputo e Matola e no distrito de Marracuene, a estrada circular vai impulsionar também o desenvolvimento da parte norte da capital.
Em relação à chamada Ponte Maputo/Katembe, David disse que após a sua conclusão, a infra-estrutura vai dinamizar o desenvolvimento da zona mais a sul de Maputo, nomeadamente o Distrito Municipal da Ka Tembe e o distrito de Matutuíne, na província de Maputo, para além de minorar o sofrimento da população que pretenda atravessar para uma das duas margens da baía de Maputo.
Essa actividade é actualmente assegurada por embarcações, o que de certa maneira contribui para o elevado custo de vida e consequente empobrecimento do Distrito Municipal da Ka Tembe e do distrito de Matutuíne. O projecto da ponte irá também dinamizar as zonas turísticas do sul da província de Maputo.
Ka Tembe conta actualmente com uma população de 20 mil habitantes, mas com a construção das infra-estruturas, nos próximos 20 a 30 anos, deverá contar com 400 mil pessoas, segundo as projecções.
A ponte terá uma altura de 60 metros e uma extensão de cerca de três quilómetros. O projecto global contempla também a construção das estradas entre Maputo e Ponta d’Ouro e Boane/Bela Vista e outras infra-estruturas.


RM

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