Monday 14 May 2012

Crescimento económico de África em risco devido a desigualdades

O forte ritmo de crescimento económico africano está em risco devido à crescente desigualdade e marginalização de partes da sociedade, alerta um relatório sobre o Progresso de África divulgado na sexta-feira em Londres.
“Diferenças nas oportunidades básicas - de saúde, educação e participação na sociedade - impedem milhões de africanos de alcançar o seu potencial, travando o progresso social e económico”, lamentou Koffi Annan, antigo secretário-geral da ONU e presidente do Painel do Progresso de África, responsável pelo relatório.
Na última década, a média de crescimento económico de 70 por cento dos países do continente foi superior a quatro por cento, mas a maioria destes países não deve alcançar os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio em 2015, em termos de alimentação, mortalidade infantil, saúde materna e educação.
O relatório pede maior empenho dos políticos na criação de empregos, justiça e igualdade social e que o fracasso em alcançar um crescimento sustentável resultará num “desastre demográfico”. Ainda assim, Annan considera que a mensagem geral “é positiva” e que África está a tornar-se num local de investimento, de “imensa inovação e criatividade” e num “potencial pólo de crescimento global”.
O Painel do Progresso de África é formado por dez personalidades dos sectores público e privado e o relatório publicado na sexta-feira é o quinto produzido desde a sua formação.

RM

No comments: