Wednesday, 15 February 2012

Ciclone “Giovanna” poderá fustigar Sofala, Inhambane e Gaza amanhã

Zona costeira

As regiões costeiras das províncias de Gaza, Inhambane e Sofala serão, a partir de quinta-feira, fustigadas pelo ciclone “Giovanna”, que desde a noite da segunda-feira assola o Madagáscar, com ventos até 194 quilómetros/hora, arrancando árvores e postes de electricidade.
O “Giovanna”, com ventos fortes acima de 160 quilómetros por hora, corresponde à categoria Quatro na escala dos ciclones tropicais e está a “esmagar” aquele país insular da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).
O Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) disse ontem que o “Giovanna” encontra-se na região central do Madagáscar e caminha para o sudeste em direcção ao Canal de Moçambique devendo, nas próximas 48 horas, atingir o continente, sobretudo na parte costeira de Gaza, Inhambane e Sofala.
Caldina Tcheco, meteorologista do INAM, disse que o “Giovanna” será marcado por ventos fortes, aguaceiros e a ocorrência de precipitações moderadas estimadas em 30 a 40 milímetros, considerada normal dado que elas ocorrem no período chuvoso.
A fonte explicou que o INAM está na fase de vigilância porque o ciclone ainda não está no Canal de Moçambique. Porém, dada a temperatura actual das águas (27 a 30 graus célsius), o “Giovanna” pode reintensificar-se na altura em que atingir a parte continental.

Diário de Moçambique

No comments:

Post a Comment