Friday, 24 December 2010

Já imaginou se Jesus nascesse hoje?

Agência portuguesa criou um vídeo víral sobre o nascimento de Jesus, que é o mais recente sucesso do Youtube. Seria o Natal, hoje, das redes sociais. Mas os digital natives acreditarão? (Veja o vídeo no final do texto)
Na minha casa já cheira a Natal. A árvore está feita, o presépio também e as prendas acumulam-se na sala à espera da meia noite de 24. Confesso que adoro esta época, apesar de despertar em mim, por vezes, alguma melancolia ao pensar naqueles que já partiram e nos que não tem a felicidade de passar um Natal feliz com a sua família.
Não sou católica praticante, mas sempre tive a felicidade de me incutirem em casa o verdadeiro espírito natalício, onde os presentes não são o mais importante, mas a união e a alegria da família e onde, claro, não se podem esquecer os que mais precisam. Ao embrulhar as últimas lembranças reparo numa frase lamechas num saco de uma loja, que concordo o mais possível: "Não é o tamanho do presente que importa, mas sim o amor com que é oferecido".
São as palavras sinceras que também não podem faltar nesta quadra e, por isso, faço questão de enviar sms e e-mails a desejar Boas Festas a todos os meus amigos e não meros conhecidos que tenho no Facebook e noutras redes sociais. Entretanto, como é habitual também já recebi votos de Feliz Natal e entre animações e links do YouTube descobri um dos mais engraçados vídeos sobre o Natal da era digital.

Jesus na Web 2.0

Já imaginou...e se Jesus nascesse hoje? É esta a proposta atual e humorística da agência Excentric, sobre a origem no Natal na web 2.0. O vídeo é o mais recente sucesso do Youtube, disponível em português e inglês, com mais de 500 mil visualizações. Ora hoje o nascimento de Jesus seria mais ou menos assim: Maria recebe um sms no iPhone do Anjo Gabriel a dizer "Maria, vais ser mãe do filho de Deus!". Por sua vez, esta dá a notícia por email a José , o "carpinteiro" (jose.carpinteiro07@gmail.com), com o título Anunciação e que diz o seguinte: "José, temos de falar . Vou estar grávida, responde o mais rápido possível".
Através do Google Maps, José procura o itinerário sem SCUTS para Belém, enquanto comunica a boa nova pelo Twitter e publica uma fotografia. Graças ao Farmville consegue uma vaca e um burro para aquecer o estábulo. Já no Facebook o carpinteiro convida os três reis magos para um evento: conhecer o menino Jesus. Gaspar, Baltasar e Belchior compras as oferendas pela Amazon, onde não faltam as barras de ouro anticrise. Para assinalar o momento, filmam o menino Jesus no estábulo e divulgam as imagens no YouTube. Muito engraçado, a não perder... mas pergunto-me e se os digital natives acreditam nesta versão, tal como pensam que os ovos nascem das caixas? Mais uma tarefa para os papás...


Liliana Coelho, Expresso.


No comments:

Post a Comment