Monday, 21 September 2009

Meios do Estado


Entretanto dizer que o partido Frelimo está a usar de forma abusada os meios do Estado para a sua campanha. Por exemplo, aquando das comemorações do dia da cidade de Nampula, no passado mês de Agosto, a edilidade inaugurou um novo lote de viaturas e afectou-as aos vereadores. Estas mesmas viaturas estão sendo usadas agora na campanha da Frelimo.
A reportagem do Canalmoz observou uma viatura do tipo 4x4 de matrícula MMQ-76-65, conduzida pelo vereador Abdul Tarmamade, com panfletos da Frelimo e do respectivo candidato Armando Guebuza, colados na carroçaria. Igualmente registámos a viatura com a matrícula MMJ-80-47, também do Estado, fazendo campanha a favor dos camaradas da Frelimo. Aqui também não se conhece qualquer acção da Polícia ou da Procuradoria Geral da República para se por termo ao uso abusivo de viaturas do Estado pelo partido Frelimo. De nenhuma outra autoridade, designadamente da CNE se conhece qualquer reparo para que se ponha termo ao uso indevido de meios do Estado.
Estes não são os únicos carros que estão a ser usados na campanha da Frelimo. Muitos técnicos das direcções provinciais ficaram sem as respectivas viaturas por ordens superiores. Foram desviadas e afectas às brigadas do partido Frelimo para efectuarem campanha com elas. A cumplicidade da Polícia é evidente para que os bens do Estado continuem a ser subtraídos das repartições públicas para uso privado. Muitas dessas viaturas foram adquiridas com fundos estrangeiros doados a Moçambique com o propósito de servirem os moçambicanos sem descriminação. Mas o certo é que o Estado, sob direcção do governo de Armando Guebuza e da Frelimo, está a usar esses meios nestas eleições em benefício ilegal do partido no poder que quer assim ver renovados os respectivos mandatos exibindo como seus bens que a todos pertencem.

( Aunício da Silva, Canalmoz, 21/09/09 )

No comments:

Post a Comment