Friday, 10 October 2014

Campanha chega às redes sociais com muito debate

     



Eleições 2014
Um aspecto inovador na democracia moçambicana é que a campanha para as eleições de quarta-feira também decorre nas redes sociais. Aliás, foi nas redes sociais onde sucedeu o debate mais intenso entre os militantes dos principais partidos que concorrem às eleições. A Frelimo e a Renamo são as formações partidárias que atraem maior atenção dos internautas, seguidos do MDM, o partido emergente.
A presença de propaganda política dos três partidos no Twitter é reduzida, pois todos preferem o popular Facebook, rede social que tem, em Moçambique, cerca de 327 mil utilizadores, segundo dados da “Internet World Stats” citados pela RPT, canal público de televisão de Portugal.
Os leitores das mensagens eleitorais dos três partidos são, tipicamente, utilizadores pertencentes a uma faixa etária compreendida entre os 18 e os 30 anos e oriunda de meios urbanos.
Disputa por Nampula e zambézia

Nyusi e Daviz começaram a campanha eleitoral em Nampula, o maior círculo eleitoral do país. São 47 lugares para a Assembleia da República em disputa naquela província. Afonso Dhlakama iniciou em Manica, província que elege 16 deputados. A seguir, o candidato da Renamo foi para Nampula, onde percorreu alguns distritos do litoral. As últimas eleições gerais quebraram o voto dominante a favor da Renamo em Nampula, ultrapassado pela Frelimo e o seu candidato. Mas, nas autárquicas, a Frelimo perdeu a capital para o emergente MDM.
A Zambézia, o círculo que segue em segundo lugar com 45 lugares, também atraiu a atenção dos três candidatos. Foi o primeiro círculo visitado por Daviz Simango, na segunda volta da campanha. Zambézia também tem a capital nas mãos do MDM, mas, nas últimas eleições gerais, foi a Frelimo a sair vitoriosa.

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