Monday, 15 September 2014

Ainda a violência política em Gaza

 

Polícia diz que os partidos não fornecem agenda

…e o MDM diz que as autoridades condicionam acompanhamento ao pagamento de combustível


Ainda em torno da violência política na província de Gaza, o Comandante Provincial da Polícia da República de Moçambique naquela provincial, veio publicamente justificar a “inacção” policial na protecção das brigadas de campanha eleitoral, alegando falta de agenda e itinerário da campanha dos partidos.
Falando no âmbito do balanço dos primeiros 7 dias da campanha eleitoral, João Mahunguele disse que a sua corporação tem estado a ter dificuldades de garantir segurança aos partidos políticos pelo facto de estes não disponibilizarem as suas agendas de campanha e os respectivos itinerários às autoridades policiais.
“Como é que nós vamos garantir a segurança se os partidos não nos dizem onde é que estarão. Isso é muito complicado” - reclamou Mahunguele, referindo que este comportamento (não facultação da agenda) é prática recorrente dos partidos da oposição.

Polícia exige combustível


Entretanto, a delegada do Movimento Democrático de Moçambique na província de Gaza, Judite Sitoe, disse a jornalistas que a Polícia da República de Moçambique não acompanha as comitivas de campanha do MDM porque este partido não tem dinheiro para pagar combustível à Polícia.
Ou seja, de acordo com Judite Sitoe, as autoridades policiais condicionam acompanhamento das caravanas de campanha ao pagamento de combustível  pelos partidos políticos.  
“E nós não temos combustível para dar à Policia, por isso que não fornecemos a agenda”-justificou.



E acrescentou: “agora que está aqui o nosso Secretário-Geral, pedimos acompanhamento  e a Polícia pura e simplesmente pediu-nos combustível e nós dissemos que não temos”.
 
Em Mueda, polícia exige viatura  
Já no distrito de Mueda, o MDM acusa a PRM de estar a priorizar o acompanhamento policial das caravanas da Frelimo. Segundo um membro da comissão política distrital do MDM, em Mueda, Bernardo Gerónimo, quando pedem a policia para acompanhar suas caravanas da campanha eleitoral, esta responde negativamente, afirmando que o MDM deve alugar viaturas privadas para o transporte dos membros da PRM, o que não acontece com a Frelimo.
 
 

 
MediaFax, 15.09.2014
 
 
 
 
 

No comments:

Post a Comment