Friday, 18 July 2014

Mais um negócio público prenhe de suspeições



 Adjudicação da aquisição de 50 autocarros para o transporte público de passageiros

- São mais de 310 milhões de Meticais que foram adjudicados a uma empresa apenas conhecida por ter uma garagem de venda de acessórios de automóveis e carros em segunda mão
- Empresas de renome como a Toyota de Moçambique, a Técnica Industrial, a Ronil também concorreram...


A Empresa Municipal de Transporte Rodoviário da Cidade de Maputo (EMTPM) decidiu adjudicar, o concurso de fornecimento de 50 autocarros para o transporte público para as cidades de Maputo e Beira, a uma empresa denominada Maputo New And Used Spares Centre.
A adjudicação do negócio a Maputo New and Used Spares Centre acontece num concurso que contou com a participação de firmas de crédito e de renome a operar no território moçambicano.
Segundo soube o mediaFAX, a Toyota de Moçambique, representante oficial da fabricante japonesa Toyota; a Técnica Industrial, representante da Mitsubish, Fiat e outras marcas; a Ronil, representante da Iveco; a Tata, representante da indiana Tata estiveram no concurso mas foram todos preteridos a favor da Maputo New And Spares Centre, uma firma que, no passado explorava um pequeno espaço na avenida do Trabalho, em frente ao Hospital Geral José Macamo. O referido espaço está agora em disputa com uma outra firma também de venda de assessórios auto. Neste momento não se conhece exactamente onde funcionam os escritórios e oficinas da firma vencedora.
Tentativas de contacto através da deslocação do mediaFAX às antigas instalações na avenida do Trabalho redundaram em fracasso, pois o local está praticamente abandonado.
Aliás, segundo soubemos, o espaço está neste momento em disputa com uma outra empresa de venda de acessórios auto.
O mediaFAX tentou igualmente contactar a empresa vencedora através da lista telefónica mas todos os números fixos estão desactivados.
Nem através da EMTPM foi possível ter alguma reacção em torno da adjudicação que está a levantar muitas suspeitas de negociatas e corrupção.
A EMTPM, através da sua assessora de comunicação, durante uma semana inteira disse simplesmente que ninguém da empresa estava disponível para abordar o assunto.


Outros concorrentes e propostas


Concorreram também fabricantes dos autocarros Matchedje e os revendedores de peças novas e usadas, nomeadamente a Paramount, a Mozamec, a Adhay- Peças Sobressaçentes e ainda a empresa Autocarros Terrestres.
A empresa vencedora, segundo o registo constante, tem como objecto social o exercício de actividades nas áreas de comércio e venda de acessórios de automóveis.
O facto de o concurso ter sido adjudicado a uma empresa praticamente desconhecida, num concurso que participaram várias empresas de renome
e com créditos firmados no território nacional e não só, está a criar um forte
ambiente de suspeição na opinião pública e no seio de algumas empresas concorrentes.
A empresa vencedora, segundo anúncio de adjudicação publicado no dia 19 de Junho pela Unidade Gestora de Aquisições do Estado da Empresa Municipal de Transportes Públicos de Maputo, apresentou uma proposta no valor de 310.810.500,00 Meticais para o primeiro lote e 27.799.200,00 para o segundo lote totalizando 50 autocarros. O vencedor, segundo soubemos, compromete- se a fornecer autocarros da marca Volkswagen (VW).
A Ronil, que tinha apresentado uma proposta para o fornecimento de autocarros da marca IVECO, com uma proposta orçamental de 261.027.000,00 para o primeiro lote e 22.651.200, 00 para o segundo; a Toyota de Moçambique, que tinha assumido o compromisso de
fornecer autocarros da marca HINO, num valor de cerca de 333 milhões para o primeiro lote e 25 milhões para o segundo; a Autocarros Terrestres, que queria fornecer autocarros KINGLONG, no valor de 242 milhões para o primeiro lote e 17 milhões para o segundo; a Tata de Moçambique, que se comprometia a fornecer Tatas, no valor de 135 milhões para o primeiro lote e 11 milhões para o segundo, são algumas empresas que ficaram de fora.
A Matchedje, com autocarros da mesma marca e com o valor global a rondar a casa dos 145 milhões de Meticais; a ADHAY- Peças Sobressalentes, com a marca Yutong e com um valor global na casa dos 220 milhões; a Mozamec, com a marca International e com uma proposta global aproximada aos 250 milhões de Meticais e a Tecnica Industrial, que queria fornecer MAN e VW no valor de 437 milhões estão na lista dos que ficaram de fora, a favor da Maputo New and Spares Centre.



MediaFax, 18.07.2014

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