Tuesday, 5 February 2013

Em Maputo, Beira e Nampula: Cerca de 200 empresas portuguesas participam na Quinzena Empresarial

Cerca de 200 empresas portuguesas vão participar na Quinzena Empresarial Moçambique Portugal, que decorre de 25 de Fevereiro a 7 de Março em Maputo, Beira e Nampula, avançou nesta segunda-feira o presidente da Fundação AIP, Jorge Rocha de Matos.
A iniciativa insere-se na missão de apoio à internacionalização da economia portuguesa da AIP – Feiras Congressos e Eventos e englobará a Tektónica Moçambique, Intercasa Concept Moçambique e o Fórum Agro-Alimentar Moçambique, explicou à agência Lusa o responsável.
Segundo Rocha de Matos, a AIP – Feiras Congressos e Eventos, no quadro da sua missão de apoio à internacionalização das empresas portuguesas, vai proporcionar às empresas portuguesas “um programa completo” que tem como objectivo "recolher e partilhar informação", além de "identificar e concretizar oportunidades e parcerias de negócios e de exportação".
“Moçambique é um mercado muito importante, com um grande potencial e um forte ritmo de crescimento”, disse à Lusa Rocha de Matos, que destacou a possibilidade de os sectores económicos que integram a quinzena empresarial poderem vir a aumentar as suas exportações para este país.
“A construção, imobiliário, segurança, ambiente, mobiliário e decoração (fileira Casa e o canal Horeca – hotelaria, restaurantes e cafés), agricultura e pescas e agro-indústria com encontros empresariais em Nampula/Nacala, Beira e Maputo/Matola são os sectores presentes na grande quinzena empresarial”, frisou.
O presidente da Fundação AIP disse ainda à Lusa que da parte dos empresários portugueses há “um grande empenho na procura de novos mercados”, caso dos países lusófonos, pois só assim podem defender o desenvolvimento económico das suas organizações empresariais e contribuir para assegurar alguma sustentabilidade social.
Segundo as projecções do Governo moçambicano, a produção global deste país africano deverá crescer 8,9% em 2013 e entre os sectores com maiores oportunidades para as empresas portuguesas sobressaem a agricultura, energia, obras públicas e construção civil, metalomecânica, logística, formação profissional e educação, consultoria e as novas tecnologias de informação e comunicação.
Num formato “inédito e único”, a quinzena empresarial vai incluir em simultâneo a primeira edição da Intercasa Concept Moçambique e a segunda edição da Tektónica Moçambique, de 28 de Fevereiro a 3 de Março, no Centro Internacional de Conferências Joaquim Chissano, em Maputo.
O Fórum Agro-Alimentar Moçambique – Investimento e Oportunidades de Negócio/Mostra de Produtos e Tecnologias, que decorrerá entre 5 e 6 de Março, encerrará a Quinzena Empresarial Moçambique-Portugal, que contará com a presença da ministra da Agricultura, Ambiente, Mar e do Ordenamento do Território portuguesa, Assunção Cristas.
O programa consagra ainda dois dias de visitas e encontros de negócios entre empresas portuguesas e moçambicanas da Beira e Maputo nos dias 6 a 7 de Março.



(RM/Lusa)

No comments:

Post a Comment