Thursday, 27 December 2012

Moçambique é aposta dos empresários portugueses para 2013

Os empresários portugueses acreditam que a crise que se vive actualmente na Europa arrastar-se-á por mais uma geração, elegem Moçambique como o mercado com mais potencial e os sectores do Turismo e Tecnológico como os mais interessantes para 2013. Estas são as principais conclusões do barómetro MARKETmeter da agência de comunicação pressmedia, depois do inquérito realizado a 200 empresas em Portugal, entre 15 de novembro e 15 de dezembro.
Consolidar, intensificar e diversificar serão os factores críticos de sucesso necessários para suportar a sustentabilidade e o crescimento das PME portuguesas em 2013, face à mais que provável quebra de consumo a nível interno para o próximo ano, resultante, principalmente, do aumento da carga fiscal e da redução dos salários.
Para cerca de 80% dos inquiridos, o sucesso para 2013 assentará em três factores: consolidar a quota de mercado a nível interno, intensificar a presença em mercados extra-comunitários e diversificar as áreas de actuação.
De acordo com os empresários inquiridos, quando confrontados com a escolha de três mercados internacionais mais favoráveis para as empresas portuguesas, Moçambique lidera o ranking, com 160 referências, seguindo-se o Brasil (136), Angola (115), Colômbia (81) e o Peru (43).
No inquérito solicitou-se também aos empresários que elegessem os 3 sectores com mais potencial de crescimento em 2013 e concluiu-se que os sectores do Turismo e das Tecnologias (170 e 165 das referências, respetivamente) são os preferidos, seguidos pelos sectores do Ambiente (118), da Agricultura (80) e da Industria (40).


RM

No comments:

Post a Comment