Wednesday, 18 July 2012

Um negócio chamado Mandela

Nelson Mandela completa 94 anos de idade

Apesar de se ter afastado da vida publica, um recente estudo revelou que este herói da África do Sul é hoje é o segundo nome ou marca mais conhecido do mundo atrás apenas da Coca Cola.
Respeitado por todos o nome do antigo presidente é algo muito comercializável e controlar essa comercialização do seu nome é uma luta diária.
A Fundação Nelson Mandela que esta encarregue de controlar a comercialização do nome não se opôs a esta marca.
O porta voz da fundação Selloh Hatang disse que a tarefa de controlar a comercialização do nome Mandela é enorme pois há de tudo nos mercados com o nome de Mandela desde relógios, a camisetes, chávenas e num caso até um restaurante de refeições rápidas.
“O ultimo caso que tivemos foi o de calendários que tinham a fotografia de Madiba, “ disse o porta voz fazendo uso do nome tribal do antigo presidente
“ Pusemos fim a isso. A comercialização é algo que existe. É algo a que dedicamos grande trabalho para levar as pessoas a compreender que o próprio Mandela se sente muito desconfortável com isso,” acrescentou
Desde cartas, a advogados a fundação faz uso de uma vasta gama de meios jurídicos para impedir a comercialização não autorizada do nome Mandela. Muitas vezes, disse o porta voz, é o próprio público que se queixa de produtos que são postos á venda com o nome de Mandela.
Jeremy Sampson, director de uma companhia de publicidade e consultoria disse que o fenómeno de usar uma pessoa como uma marca é relativamente novo
“Basicamente uma marca é algo que acrescenta valor, traz uma aura a qualquer coisa, disse Sampson.
“Nelson Mandela tem o seu nome registado com direitos de autor e no seu caso a sua cara é já tão conhecida como a de Che Guevara. É por essa razão que tem que se envolver advogados, assegurar direitos de autor, controlar-se todo o processo,” acrescentou
Controlar o processo pode no entanto ser difícil e às vezes controversa.
A Fundação Mandela apoia vários produtos relacionados com o nome do antigo presidente.
Há alguns anos atrás uma organização de Mandela de ajuda à prevenção da SIDA fez uma parceria com os produtos de luxo Mont Blanc para produzir uma pulseira de luxo com o número de prisão de Mandela. A decisão foi duramente criticada por não reflectir a modéstia de Mandela.
A Fundação Mandela faz notar que uma grande percentagem dos rendimentos de produtos por si patrocinados ou apoiados vão para organizações de caridade e causas importantes para o antigo presidente.
Para além disso nem todas as iniciativas associadas com a marca ou nome Mandela tem como objectivo o lucro. Algumas têm como objectivo o activismo como por exemplo o chamado Dia Mandela que se celebra no seu aniversário.
O Dia Mandela tem como objectivo encorajar todos os sul africanos a envolverem-se em actividades comunitárias e a seguir o exemplo de Mandela.

Voz da América

No comments:

Post a Comment