Sunday, 15 July 2012

Países-Baixos suspendem a sua ajuda financeira ao país


Os Países-Baixos decidiram suspender a sua ajuda financeira referente ao ano de 2013 a Moçambique, por causa das dúvidas que pairam sobre a sua boa governação e a sua capacidade de lutar contra a corrupção, anunciou quinta-feira, a sua embaixada na capital moçambicana, citada pela AFP.
"Moçambique, foi avaliado sobre as suas performances em termos de redução da pobreza, da governação e da luta contra a corrupção", declarou Michael Thijssen, responsável político da missão diplomática dos Países-Baixos.
"Segundo os nossos novos critérios, os esforços não foram suficientes nesses domínios, por isso, a partir de 2013, os fundos de ajuda orçamental serão alocados aos sectores específicos como a saúde", acrescentou Thijssen.
Os 19 países doadores de Moçambique, dos quais os Países-Baixos, fazem parte da reavaliação das suas ajudas a cada ano. Moçambique, faz parte dos 18 países, cuja ajuda foi reduzida.
Em Maio de 2010, suspenderam as suas ajudas orçamentais a Moçambique, por protestar contra as irregularidades durante as eleições de 2009, o que foi considerado pelo executivo moçambicano como uma "greve de doadores". A cooperação em matéria de desenvolvimento não foi, todavia, suspensa.
Os 19 doadores, tinha aceitado retomar as suas ajudas, após um mês de negociação com as autoridades moçambicanas, exigindo acções concretas em matéria da reforma eleitoral e da luta contra a corrupção.
No ano passado, os doadores reduziram as suas ajudas na compra de medicamentos, denunciando uma redução do orçamento moçambicano alocado ao sector da saúde.

Fonte: RM, in Club of Mozambique

No comments:

Post a Comment