Friday, 31 December 2010

Tudo apostos para a transição

HOJE é último dia de 2010. A azáfama de preparativos para a festa de transição para 2011 manteve-se durante o dia de ontem um pouco por todo o país, com os cidadãos empenhados em assegurar que nada falte para condimentar o momento. Entretanto, uma quebra na oferta de cerveja e refrigerantes de fabrico nacional gerou alguma inquietação e mal-estar, sobretudo nas cidades do Maputo e Matola, onde ainda assim a disponibilidade de alguns dos produtos mais procurados esteve em níveis acima do normal e até com tendência a baixar de preço.

Maputo, Sexta-Feira, 31 de Dezembro de 2010:: Notícias

Os estabelecimentos comerciais tiveram que se aplicar a fundo para dar vazão ao intenso movimento de clientes, uns já claros e outros indecisos sobre o que procuravam e outros ainda desejosos de adquirir mais alguma coisa, mas já sem capacidade financeira para o fazer. A oferta da maioria dos produtos essenciais manteve-se à altura de responder às necessidades e exigências do momento.
Embora já sem grande intensidade, o movimento de entrada de cidadãos provenientes dos países vizinhos, sobretudo turistas provenientes da África do Sul, continuou notável ao longo do dia, a maioria dos quais apenas cruzavam a cidade em direcção ao norte, com a intenção de testemunhar a passagem do ano nas praias ou nas diversas estâncias turísticas ao longo da costa.
Ainda ligado às viagens, as terminais interprovinciais de transporte de passageiros voltaram a ser muito procuradas ontem por aqueles cidadãos que escolheram o dia de ontem para seguir viagem para os mais variados destinos no sul, centro e norte do país para festejar a passagem do ano junto dos seus familiares.
Enquanto isso, a nível dos centros urbanos os promotores dos vários eventos agendados para a noite da passagem de ano não se poupam a esforços na publicitação dos seus programas, tudo na perspectiva comercial de atrair o maior número possível de clientes, com promessas de oferecer este ou aquele serviço.
No entanto, uma franja considerável de cidadãos está a preparar a festa em suas casas, opção comum a muitos bairros periurbanos, onde jovens se organizaram para ornamentar as ruas e esquinas por forma a emprestar beleza à última noite de 2010 e marcar a entrada para o novo ano.
Entretanto, e segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (INAM), o dia de hoje será marcado pela ocorrência de chuvas um pouco por todo o país, situação que se deverá prolongar até ao meio da tarde de amanhã, altura em que se espera que o céu volte a abrir.
Este cenário poderá condicionar os festejos, sobretudo ao nível dos bairros peri-urbanos, onde a festa é tradicionalmente feita na rua, e onde os amigos trocam abraços, os vizinhos se cumprimentam para comemorar a chegada do novo ano.

ADENDA

Calma e redução de preços caracterizam últimas horas do ano
Produtos continuam a apodrecer no Zimpeto

O País. Leia mais aqui.

No comments:

Post a Comment