Thursday, 3 June 2010

Líderes do MDM em digressão pelo país


O SECRETÁRIO-GERAL do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), Ismail Mussa, o chefe da bancada parlamentar, Lutero Simango e outros elementos que fazem parte do secretariado deste partido efectuam, a partir de 27 do mês em curso e por um período de 30 dias, uma digressão pelo país para trabalho político-partidário que inclui visitas a instituições locais do Estado.


Maputo, Quinta-Feira, 3 de Junho de 2010:: Notícias

Ismail Mussa disse, ontem ao “Notícias”, que o objectivo é verificar o nível de desempenho das estruturas do partido na base, bem como auscultar as dificuldades com que se confrontam no dia-a-dia. Revelou ainda que o MDM vai realizar, em datas ainda por acertar, visitas a instituições do Estado sediadas na cidade de Maputo, nomeadamente o Ministério da Saúde e a Procuradoria-Geral da República.

Estão igualmente planificadas visitas a alguns órgãos de comunicação social do sector público, empresas com capital público e três universidades também públicas. Ismail Mussa explicou que, no âmbito da visita ao Ministério da Saúde, prevê-se uma deslocação ao Hospital Central de Maputo e Geral de Mavalane.

O secretário-geral do MDM elucidou que se pretende trocar ideias e buscar sensibilidades sobre o funcionamento e as dificuldades com que aquelas instituições se debatem e em que medida os parlamentares desta força política podem contribuir para a solução das mesmas.

Entretanto, Ismail Mussa disse que compete ao Parlamento revogar a Lei 4/90, que estabelece que quando o presidente da Assembleia da República e o primeiro-ministro cessam funções e tenham exercido o cargo por mais de dois anos e meio têm direito a uma residência. Aquele parlamentar reagia, como afirmou “à forma pouco saudável” como o debate em torno da questão da residência para o ex-Presidente do Parlamento, Eduardo Mulémbwé, está a ser conduzido, sobretudo na comunicação social.

Na sua opinião, o debate que se está a levantar em torno do assunto tem outras motivações.

“Cumpra-se o que é de lei. Devemos discutir ideias e não pessoas. É provável que a lei esteja desajustada ao momento actual e mereça uma reflexão do plenário da Assembleia da República quanto à pertinência de se revogar ou manter. O plenário é um órgão soberano para decidir quanto a isso, mas enquanto ela vigorar é de carácter obrigatório”, disse.


NOTA DO JOSÉ = Ismael Mussa, Secretário-Geral do MDM, divulgou ontem mais alguns pormenores das actividades do MDM

" Digressao pelo Pais inicia no dia 27 deste mes e contempla as provincias de Gaza, Inhambane,Sofala, Manica, Tete, Zambezia, Nampula, Cabo Delgado.
A provincia Niassa ficara para a segunda fase ou seja pa setembro. Neste momento estamos a trabalhar em Maputo. Semana passada trabalhamos na provincia de Maputo. Amanha (Hoje) iremos visitar os TPM e ate dia 24 iremos realizar visitas a UEM, UP, ISRI, Hospital Central de Maputo, Hospital Geral da Machava, Quartel de Boane e Manhica, Orgaos de comunicacao social publicos e privados, etc.
Amanha (HOJE) as 11 horas realiza-se uma conferencia de imprensa na bancada do MDM na AR para nos pronunciarmos sobre o caso do cidadao Momad Bachir Sulemane".

No comments:

Post a Comment