Monday, 14 June 2010

A decorrer ainda na baixa: Inicia corrida para a FACIM

Iniciada corrida para FACIM na sua  46ª edição (Arquivo)

A quadragésima sexta edição da Feira Internacional de Maputo (FACIM) vai decorrer no local tradicional, baixa da cidade, entre 30 de Agosto e 5 de Setembro, tendo-se já convidado os potenciais expositores a submeterem as requisições de espaços.

Maputo, Quarta-Feira, 9 de Junho de 2010:: Notícias

A realização da FACIM na baixa contraria o plano que chegou a ser anunciado no ano passado de transferir a feira para a zona de Ricatla, no distrito de Marracuene, onde por estas alturas esperava-se ter um pavilhão multi-usos em fase final de construção ou já terminado, obras que ainda não começaram.

Uma nota da Sociedade Gestora de Exposições, Feiras e Congressos (SOGEX) divulgada semana finda indica que os Estados, firmas os simples personalidades que queiram expor os seus serviços e produtos na FACIM-2010 devem apresentar as respectivas candidaturas para tal até ao último dia do corrente mês.

De acordo com a mesma nota, o certame, que anualmente movimenta centenas de empresas nacionais e estrangeiras, cerca de uma dezena de países e milhares de apreciadores, vai decorrer no período já tradicional, ou seja, entre a última semana de Agosto e a primeira de Setembro, concretamente no intervalo que compreende os dias 30 e 5.

Informações avançadas em Fevereiro último apontavam que o atraso nas obras das novas infra-estruturas da FACIM em Ricatla se deve em parte à demora na projecção dos desenhos do pavilhão multi-usos e da finalização de outros itens básicos, tais como o estudo do impacto ambiental e dos resultados do concurso público para a selecção do empreiteiro a ser encarregue da construção.

De salientar que a 45ª edição da FACIM, realizada no ano passado, juntou cerca de 700 empresas nacionais – mais 200 em relação ao certame anterior – para além da participação oficial de 14 países, maioritariamente oriundos da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral.

Dados da organização da feira, que se esperava ter sido a última a realizar-se na baixa da cidade antes de ser transferida para Marracuene, denotaram uma considerável presença da região, estando inscritos, em termos oficiais, a África do Sul, Angola, Tanzania, Malawi, Zimbabwe, Suazilândia, Zâmbia e o Quénia. Participaram igualmente países como Portugal, Espanha, Itália, Brasil, a região autónoma de Macau, Indonésia e Vietname.

No comments:

Post a Comment