Tem hoje início em Quelimane a reunião da Comissão Nacional da Renamo, encontro esse que se prolongará até à próxima Segunda-Feira.
Esta importante reunião acontece num momento em que a Renamo passa por uma grave crise, precipitada pela nomeação de Manuel Pereira como candidato à edilidade da Beira, afastando desse modo Deviz Simango, que irá concorrer como independente. O mal estar dentro da Renamo já se faz sentir há algum tempo, vindo a público acusações de inércia, lutas intestinais e atitudes anti-democráticas.
O caso Deviz Simango será um ponto quente deste encontro pois as declarações de alguns líderes fazem crer que ele poderá ser expulso do Partido. Entretanto, sabe-se que a liderança tem sido avisada sobre as graves consequências da possível expulsão de Simango. Espremos que o bom senso prevaleça!
Outros assuntos que serão discutidos são o custo de vida e o fosso entre ricos e pobres, as eleições em Angola e Zimbabwe e a nomeação de Afonso Dhlakama como candidato às próximas eleições presidencies. Será também aprovada a estratégia para as próximas eleições. Especula-se que seja abordada a questão do próximo Congresso, Congresso esse que tem sido repetidamente adiado.O grande interesse desta reunião é saber se haverá debate e consenso ou se servirá apenas para carimbar decisões já tomadas por um grupo restrito de pessoas. Veremos, estamos atentos!
Hehehehhehe, decerto que as bases ja levam algumas directrizes que nao poderao ser questionadas...
ReplyDeleteA ver vamos a decisoes que forem tomadas. Mas tenho-me visto numa posicao algo ceptico. Nao sei!
ReplyDeleteAmigos Ximbitane e Dede, tudo o que possa agora escrever aqui será irrevelante devido aos acontecimentos em Quelimane e não só.
ReplyDeleteO desânimo e o cepticismo são compreensíveis em situações destas mas eu acredito que por vezes é neccessário que aconteçam certas coisas para as posições ficarem bem definidas e esclarecidas.
Nem tudo está perdido, pelo contrário!